Resenha: livro "Os segredos matemáticos dos Simpsons", Simon Singh

 Olá pessoal, tudo bem? O livro da resenha de hoje é "Os segredos matemáticos dos Simpsons", escrito pelo Simon Singh e publicado em 2016 pela Editora Record.

Resenha, livro, Os-segredos-matemáticos-dos-Simpsons, Simon-Singh, editora-record, opinião, capa, sinopse, fotos, matematica, simpsons

 Acho que todo mundo conhece o desenho animado Os Simpsons, né? Afinal, ele já tem mais de 20 anos no ar (eu não imaginava que ele tivesse tanto tempo de existência assim)! Confesso que antes de ler a obra, eu achava que ele estava mais para um besteirol americano. Talvez vocês se perguntem o motivo de eu ter lido um livro sobre a animação, e eu já lhes respondo: primeiramente, quem acompanha o blog sabe que eu gosto de variar minhas leituras, em segundo lugar, a capa é super bonitinha e chamativa, e por último, pelo fato de eu sempre ter me saído bem em Matemática na escola (eu era bem melhor com cálculos do que com português).

 O fato é que eu peguei o livro para ler e gostei bastante dele. Após a leitura eu tenho uma admiração e um respeito bem maior por Os Simpsons! Minha primeira surpresa veio ao saber que a equipe de autores é composta por "nerds", por caras que tem várias formações em nível superior, principalmente na área das ciências exatas, e que resolveram inserir um pouco de matemática na animação, seja nas falas do Homer, seja nos objetos que a Lisa usa, enfim, em qualquer lugar pode ter uma referência matemática e eu nunca tinha prestado atenção nelas antes! Será que você já tinha reparado em alguma?

 "Os topologistas conservadores dificilmente gostarão de ver um de seus adorados teoremas destruído, mas um donut e uma esfera são idênticos de acordo com as regras topológicas pessoais de Homer." (página 40)

Resenha, livro, Os-segredos-matemáticos-dos-Simpsons, Simon-Singh, editora-record, opinião, capa, sinopse, fotos, matematica, simpsons

 Com uma linguagem clara, Simon Singh conseguiu juntar curiosidades matemáticas e a história de Os Simpsons e de Futurama (outra sitcom dos mesmos criadores), criando uma obra interessante e que certamente vai trazer algum conhecimento novo para leitores de qualquer idade. Em momento algum a leitura ficou maçante, acho que o autor soube equilibrar bem os temas matemáticos e o humor em uma narrativa fluida. Eu aprendi muita coisa interessante, e a obra me trouxe ideias que eu poderei usar para tornar o ensino da matemática mais interessante quando for professora.

 Entre outras coisas, entendi o motivo de os personagens terem apenas 4 dedos em cada mão; vi que aquela frase de John Green em "A Culpa é das estrelas", que diz que "alguns infinitos são maiores do que outros" tem um cero fundamento; entendi melhor o Número de Erdős e a teoria dos seis graus de separação, que diz que "todas as pessoas no mundo inteiro estão conectadas entre si por um máximo de apenas seis relacionamentos" (página 66)... Mas o que mais gostei de descobrir foi sobre a francesa Sophie Germain, nascida em 1776 e apaixonada por matemática, ela conseguiu o apoio dos pais com muito custo, e usando um pseudônimo masculino, passou a debater assuntos matemáticos, se destacando na área e recebendo o reconhecimento de seus correspondentes. Obrigada por me fazer conhecê-la, Simon!

Resenha, livro, Os-segredos-matemáticos-dos-Simpsons, Simon-Singh, editora-record, opinião, capa, sinopse, fotos, matematica, simpsons
Resenha, livro, Os-segredos-matemáticos-dos-Simpsons, Simon-Singh, editora-record, opinião, capa, sinopse, fotos, matematica, simpsons
Resenha, livro, Os-segredos-matemáticos-dos-Simpsons, Simon-Singh, editora-record, opinião, capa, sinopse, fotos, matematica, simpsons
desenho, futurama, Resenha, livro, Os-segredos-matemáticos-dos-Simpsons, Simon-Singh, editora-record,
Resenha, livro, Os-segredos-matemáticos-dos-Simpsons, Simon-Singh, editora-record, opinião, capa, sinopse, fotos, matematica, simpsons, história

 Sobre a parte visual: vamos combinar que essa capa bem colorida é super bonitinha e tem tudo a ver com o tema do livro, pelas cores e ilustrações escolhidas, né? As letras, margens e espaçamento tem um bom tamanho. As páginas são amareladas. Não me lembro de ter encontrado erros de revisão. Há várias fotos e ilustrações que contribuem para a compreensão da obra. O nome de cada capítulo (são 17 capítulos curtos, mais extras) está na parte superior das páginas ímpares.

 "De acordo com Lisa, o beisebol precisa ser analisado e compreendido, enquanto Bart acredita que o esporte é instinto e emoção. Essas opiniões são o reflexo de um debate acalorado sobre o papel da matemática e da ciência. A análise destrói a beleza intrínseca do nosso mundo, ou torna o mundo mais bonito ainda?" (página 86)

 Enfim, fica a dica de leitura para quem gosta de Os Simpsons e/ou de Matemática (a menos que você deteste profundamente ambos). Ainda não tive a oportunidade de ver nenhum episódio do desenho depois de ler o livro, mas certamente vou ficar mais atenta quando estiver assistindo para ver se descubro o que a equipe responsável pela família amarela mais amada da TV preparou. Espero que vocês tenham gostado da resenha e me contem o que acharam da obra. Ah, quase esqueci de dizer que tem algumas piadas matemáticas no livro, e eu quero saber se alguém aí sabe o que o zero disse para o oito?

Detalhes: 280 páginas, ISBN-13: 9788501103741, Skoob (minha nota: 4/5). Onde comprar online: Saraiva.



Até o próximo post!
Me acompanhem nas redes sociais:
 twitterfacebook | G+SkoobInstagramYouTube| Snapchat: marijleite_pdl

6 comentários

  1. Oiiii Mari, tudo bem?
    Eu detesto profundamente Matemática kkkkkkkkkkk porém, amo os Simpsons, sempre quando posso estou assistindo na televisão <3 Com toda certeza quero ler este livro, pra conhecer melhor a série e me divertir. Sua resenha ficou incrível, gostei muito da sua sinceridade!
    Beijão

    ResponderExcluir
  2. Também recebi esse livro em parceria com a Record, mas quem vai fazer resenha lá no blog é a Maria Valéria, no entanto, lógico que dei uma boa lida e adorei, imaginava outra coisa e fui surpreendida com o texto.

    ResponderExcluir
  3. É muito legal quando uma obra consegue nos surpreender! Como adoro desenhos animados e acompanho vários canais e blogs que falam a respeito deles, eu já sabia que The Simpsons não tinha nada de bobo e sim uma crítica mordaz a vários costumes e "valores" da sociedade ocidental, mas não fazia a menor ideia dessa influência matemática! Como não gosto nada, nada dessa área do saber, sem a explicação de sua resenha, esse livro passaria completamente despercebido por mim. Bjss

    Leitora Compulsiva
    http://olhoscastanhostambemtemoseufascinio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu vi os Simpsons nas primeira temporadas e adorava. Me identifico, principalmente a Lisa, por ela gostar muito de ler. Não conhecia esse livro. Adorei a dica de leitura. Não sabia dessa relação dos Simpsons com a matemática.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?

    Puxa, eu nem sabia da existência desse livro. Particularmente, eu nunca vi graça no seriado, acho que não condiz com a realidade na qual vivo, sem contar que, por mais que tudo que seja americano, acabe tendo influência no Brasil, não consigo concordar com muitas "piadas" deles. Até gosto um pouco da Lisa, porque acho que ela é a única sensata daquilo tudo hahaha. Não sou nem um pouco fã de Matemática, mas, vendo pelas suas fotos, parece que é bastante fácil compreendê-la dessa forma, pois é ensinada de forma muito mais descontraída e simplificada do que de forma realmente acadêmica - então, deve ser bastante divertido ler. Com certeza, me interessou :)

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. vou te confessar que de cara não seria um livro que eu escolheria, mas depois de ler sua resenha acho quase impossível não ler. Da forma que você descreveu parece mesmo ser um livro chamativo e com um conteúdo de primeira. Anotadíssimo aqui! E já estou feliz porque sei que seus alunos terão uma boa professora!

    Abraços!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo